A adoração na Bíblia geralmente parece estranha. Como ela pode informar a adoração moderna?

Se você mergulhar na vida religiosa de uma comunidade que acredita na Bíblia e depois sair por um momento, poderá descobrir que nossas práticas de adoração não são tão intuitivas. Na verdade, elas parecem bem estranhas: dinheiro colocado em um prato ou dado por meio de um código QR; comer e beber (ou ver outra pessoa comer e beber); balançar enquanto se canta com os olhos fechados, mãos para cima e cabeça para baixo; ser inundado com fumaça e água, seja por incenso ou máquina de neblina; curvar-se, ajoelhar-se, sentar-se, levantar-se, marchar – tudo na hora certa, e tudo transmitindo algo para um público diferente dos humanos ao nosso redor. Só podemos esperar que esse público seja receptivo, porque de outra forma parecemos muito bobos.

Mas quanto disso é bíblico? Ou a adoração na Bíblia é mesmo um bom barômetro para avaliar as práticas de adoração? Há um monte de coisas selvagens lá, afinal. Coisas como:

  • Esculpir uma estatueta de lenha (Is 44:13-17)
  • Fazer uma fogueira com um bife perfeitamente bom (Lv 1:1-17)
  • Ficar bêbado em um jantar (1 Coríntios 11:21)
  • Deixar de comer e beber água (Êxodo 34:28)
  • Deixar o cabelo crescer (Nm 6:5)
  • Cortar prepúcios (Gn 17, Êx 4:25-26)
  • Falar em nenhuma linguagem discernível (1 Coríntios 14:1-25)
  • Linha(?) dançando (Êxodo 15:20)
  • Orgias (Êxodo 32:6)
  • Matar um animal bebê e molhar coisas “sujas” em seu sangue para “limpá-los” (Lv 17)
  • Sacrifício humano (Gn 22, Jz 11:29-40)

Agora, obviamente, nem tudo isso é defensável, muito menos louvável. Mas todas essas são práticas de adoração de nossos próprios ancestrais espirituais dedicadas ao Deus da Bíblia. Não importa se Deus os aceitou; muitos deles são ilegítimos, mas eles necessariamente existem em uma conversa sobre adoração na Bíblia.

Então o que acontece? Como um conceito tão central para a religião veio a evoluir tanto ao longo do tempo para os comportamentos familiares que marcam nossa época? E se até metade dos atos listados acima não são legítimos – eles não são – como podemos ter certeza de que nossas práticas de adoração são?

Para abordar esta questão corretamente, vamos dar uma breve olhada cronológica nessas várias práticas de adoração na Bíblia e suas consequências nas Escrituras.

Caim e Abel

Os primeiros irmãos em desacordo da Bíblia nos dão um vislumbre poderoso e universal da adoração humana na Bíblia. Gênesis 4:3-5 nos diz que, com o passar do tempo, Caim trouxe a YHWH uma oferta do fruto da terra, e Abel também trouxe dos primogênitos de seu rebanho e de suas porções gordas. E YHWH considerou Abel e sua oferta, mas não Caim e sua. Isso nos diz três coisas sobre adoração: a) que de alguma forma media a relação humano-divino, b) que envolve o humano dando algo (de volta) ao divino, e c) que pode ser aceito ou rejeitado.

Devemos dizer que somente Abel adorava a Deus? Ou que somente a adoração de Abel era legítima? Em certo sentido, ambos. Muitas coisas podem parecer, ou alegar ser, adoração; assim como a perseguição pode parecer, ou alegar ser, amor. Mas em um contexto relacional, o ato aceito é legitimado por sua aceitação, e o rejeitado não. E em um contexto de aliança (que é toda a Bíblia), o ato aceito é legítimo para a aliança, enquanto o rejeitado não é. Deus fala freqüentemente na Bíblia sobre aceitar/rejeitar sacrifícios, então devemos levar muito a sério Sua opinião sobre nossos atos de adoração – só isso legitima ou deslegitimiza o que estamos fazendo.

Os Patriarcas: Altares, Sacrifícios e Alianças

À medida que continuamos em Gênesis, vemos várias figuras-chave da história primitiva adorando a Deus. Depois de sobreviver ao dilúvio, Noé constrói um altar e tira de todos os animais limpos — os mesmos que ele poupou! — para queimá-los como oferenda a Deus. Deus a cheira e abençoa Noé, fazendo a primeira aliança explícita mencionada na Bíblia (Gn 8:20–9:17). Abaixo de sua árvore genealógica, encontramos Abraão, Isaque e Jacó, todos erguendo altares a Deus e fazendo vários tipos de sacrifícios. No caso de Abraão, um sacrifício muito particular é usado para ratificar uma segunda aliança (Gn 15:8). E além da família patriarcal, diz-se que um Jó mais ou menos contemporâneo fazia sacrifícios regularmente em favor de seus filhos rebeldes (Jó 1:5).

Destes, vemos mais algumas realizações feitas na adoração. Eles não apenas prestam homenagem a uma divindade; são marcos na relação humano-divino. Nesta época, eles aparecem em locais-chave, geralmente depois que Deus de alguma forma abençoou a pessoa – Abraão em Siquém, Betel, Hebron e Monte Moriá; Isaque em Berseba; Jacó em Siquém e Betel. Nesses casos, o local físico do culto é significativo, mas inteiramente situacional. Para os patriarcas, é reacionário às intervenções de Deus em suas vidas. No caso de Jó, é preventivo cobrir os pecados de seus filhos.

Outra observação deve ser feita sobre as práticas de adoração nesta época e além: o hebraico do Antigo Testamento não categoriza seus termos da mesma maneira que um teólogo preferiria. Não há verbo bíblico abstrato como “adorar” que simplesmente serve para categorizar os outros. Frequentemente, encontramos verbos concretos como zabach (Hb זָבַח “abater”) ou shakhah (Hb שָחַה “curvar”) como sinédoque para um processo mais complicado que requer muitos verbos para ser concluído. Por exemplo, em Gênesis 22:5, Abraão diz a seus servos: “Fiquem aqui com a jumenta; Eu e [Isaque] iremos até lá venishtachaveh (“e nos curvaremos”) e voltaremos para você.” Obviamente, por “curvatura” aqui ele quis dizer todo o ato de adoração ritual que tal jornada implicaria. Também temos termos para ações verbais como barakh (Hb בָרַך “abençoar”) e halal (הָלַל “louvar”), bem como ações simbólicas como yadah (Hb יָדַה “estender a mão”) e zamar (Hb זָמַר “fazer música”).

Cada uma dessas palavras tem outros usos fora dos contextos de adoração. Isso sugere que quaisquer práticas de “adoração” que encontramos nas Escrituras são alterações únicas de ações humanas normais a serviço do relacionamento humano-divino. Isso será crucial para discernir o que torna um ato de adoração “legítimo”, porque coloca legitimidade em algo extrínseco (ou seja, a visão de Deus sobre nossa ação) em vez de “intrínseco” (como na intenção ou natureza de nossa ação). Desculpe Leonard Cohen, mas provavelmente não havia “acorde secreto” que David tocou e isso agradou ao SENHOR. A música que ele faria agradaria a Deus por outra razão que não o som. Mais sobre isso mais tarde.

Moisés e o Israel primitivo

Quando encontramos Moisés no Egito, as práticas de adoração israelitas desaparecem em segundo plano. Sabemos muito pouco sobre o que os filhos de Israel fizeram para manter sua memória cultural e seus laços com um Deus patriarcal enquanto escravizados no Egito. Mas o pedido específico que Moisés faz ao Faraó revela um entendimento comum em todos os cultos de seu tempo. O pedido “por favor, saiamos para o deserto, viagem de três dias, para adorarmos ao Senhor nosso Deus” qualifica a ação por lugar. Essa “adoração” ( zabach , “abate”) não pode ser em qualquer lugar. Deus é muito específico com Moisés: deve ser feito no Monte Sinai (Êx 3:12).

No Sinai, o Tabernáculo é construído, e junto com ele vem uma enorme coleção de instruções para a adoração adequada. Não há mais construção indiscriminada de altares, diz Deuteronômio 12:13-14. Todos os holocaustos devem ocorrer no Tabernáculo, mas outros abates são bem-vindos em sua própria cidade. E não só o lugar se torna fixo, mas também o tempo. Em meio a dezenas de novas regras que governam onde e quando sacrificar, duas práticas comuns de adoração marcam o relacionamento humano-divino: banquetes e votos. O primeiro acompanha sacrifícios abatidos, e o segundo existe dentro de toda uma série de oferendas em um sistema muito complexo projetado para mediar a relação humano-divino em nível nacional. Estes continuarão pelo deserto até Canaã, e também pelo período dos Juízes.

Outra coisa que vai levar para Canaã é o sincretismo: a mistura do culto israelita com práticas pagãs como fornicação, idolatria, automutilação e sacrifício humano. As Escrituras não têm falta de condenação para esses atos, e é imperativo que entendamos que eles são ilegítimos , rejeitados por Deus. Nenhuma alegação de boas intenções pode mudar isso, e mesmo os adoradores mais sinceros podem ser desviados para elas (1 Rs 14:6, 16:26). Essas advertências nas Escrituras devem ser sérias para nós, mantendo-nos alertas quanto à pureza de nossas próprias práticas (1 Coríntios 10:1-12).

Reino, Salmos e Templo

Na era dos monarcas (Saulo, Davi, Salomão, etc.), o culto israelita adquiriu um som próprio. Como povo, os hebreus certamente tinham instrumentos musicais e uma série de canções culturais antes dessa época. E como em qualquer cultura, sua música acompanhava guerra (Js 6:4), celebração (Nm 21:17), comemoração (Êx 15), instrução (Dt 31) e recreação (Gn 31:27). Mas é difícil argumentar que os israelitas teriam chamado esses momentos musicais de “adoráveis”. Novamente, a terminologia, mesmo para algo como elogios, não se alinha com o nosso conceito atual de inglês. A presença da música não fazia de fato um ato ritual de adoração; uma oferenda de algum tipo fez.

Assim vemos a inovação de Davi na inclusão da música ritualizada no Tabernáculo (1 Cr 25). Entre seus muitos salmos e administração exaustiva, David deixou um legado musical sem paralelo na história da adoração na Bíblia. É difícil dizer se as normas que Davi estabeleceu levaram os últimos profetas a vislumbrar coros celestiais, ou se ele simplesmente introduziu o modelo celestial eterno em um paradigma terreno. Em ambos os casos, a era davídica viu a melodia humana se tornar uma oferta legítima na adoração. Mas não é apenas a beleza das melodias que as torna ofertas aceitáveis. Davi é reverenciado como um rei excepcionalmente virtuoso que combina regularmente a retidão de conduta com as primícias da oferta. É esta mistura que faz com que Deus o favoreça tanto (1 Rs 3:6). E a falta disso faz com que Deus desagrade e rejeite os outros (Amós 5:23-24).

Quando Salomão construiu o Templo em Jerusalém, as normas de adoração sofreram sua próxima grande mudança. Por cerca de 500 anos, a adoração apropriada foi realizada em horários fixos, e agora também ocorreria em um local fixo. O local de adoração não podia mais seguir o Tabernáculo de cidade em cidade; tudo tinha que acontecer no Templo em Jerusalém. De fato, a Arca da Aliança foi movida apenas algumas centenas de metros do Monte Sião para o Monte Moriá para isso (1 Rs 8:1). Até a destruição do Templo no século VI a.C., sua reconstrução no final daquele século, sua profanação e purificação no século II a.C. e sua segunda destruição no século I d.C., o Templo permaneceu inseparavelmente ligado ao culto bíblico. Na verdade, muitos ainda acreditam que o local nunca pode ser desvinculado do culto bíblico (1 Rs 8:13). Eles estão certos?

Encontramos um exemplo impressionante dessa pergunta na conversa de Jesus com a mulher samaritana no poço de Jacó em João 4. Em sua conversa, ela diz: “Nossos pais adoraram neste monte, mas vocês [judeus] dizem que em Jerusalém é o lugar onde devemos adorar”. Uma samaritana de pé à sombra do Monte Gerizim, esta mulher se refere à versão única do Pentateuco Samaritano de Êxodo 20:17 e Deuteronômio 5:21, que inclui um 11º mandamento: que quando Israel herdar a terra de Canaã, eles devem recriar o tábuas de pedra no monte Gerizim e ali adorar.

A disputa em questão não é uma questão de como ou quando adoramos, mas voltou para onde adoramos. Você esperaria que um professor judeu como Jesus, vivendo na maior era de todos os tempos do Templo (herodiano), argumentasse eloquentemente em favor de Jerusalém e da clara preeminência do Templo. Mas ele não faz isso. Em vez disso, ele profetiza uma remoção de onde da adoração:

Mulher, acredite em mim, vem a hora em que nem neste monte nem em Jerusalém você adorará o Pai. Você adora o que não conhece; adoramos o que conhecemos. Pois a salvação vem dos judeus. Mas vem a hora, e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o pai em espírito e em verdade , pois o Pai procura tais pessoas para adorá-lo. Deus é espírito, e aqueles que o adoram devem adorá-lo em espírito e em verdade. (João 4:21-24)

O primeiro século viu enormes mudanças na adoração israelita, e esta declaração destaca o ponto crucial de todas elas. Jerusalém, um centro político e religioso fortemente dividido, estava se tornando instável. A comunidade essênia de Qumran acreditava que estava irremediavelmente maculada pelo pecado metropolitano e, portanto, ilegítima. Judeus palestinos em grande escala ainda afluíam ao Templo regularmente, mas porções significativas da diáspora viveriam e morreriam sem vê-lo uma única vez. E com a Arca da Aliança roubada faltando no Santo dos Santos, nem temos certeza se os sacrifícios do Templo eram amplamente considerados legítimos de qualquer maneira. Assim, quando Jesus responde à questão de lugar deste samaritano com uma prescrição de maneiras , ele estava falando em algo muito maior do que a divisão entre judeus e samaritanos.

Século I em diante: Novos Paradigmas

Nos 40 anos seguintes, os primeiros cristãos e judeus ainda iriam ao Templo, mas depois se reuniriam em comunidades menores (a sinagoga e a ecclesia ) para refeições compartilhadas, canções, Escrituras e orações. Após a segunda destruição do Templo em 70 d.C, os judeus não-cristãos acabariam substituindo sacrifícios e peregrinações por orações diárias. Os cristãos encontrariam um novo paradigma completamente em suas doutrinas de salvação e comungariam em memória do sacrifício de Cristo, que tudo cumpriu, encerrando permanentemente a era do sacrifício no templo em adoração (Hb 10:1-22).

É preocupante ver que mudança drástica ocorreu ao longo da história bíblica. Sacrifícios abatidos tornaram-se uma coisa do passado. Os altares foram abandonados ou reaproveitados para a comunhão. Grandes centros religiosos como Sinai, Betel, Siló e Sião estavam fora de uso há muito tempo. Comunidades judaicas e cristãs têm práticas de adoração que lembram as de seus ancestrais, mas decididamente não são as mesmas. Elas são feitas sob medida para uma nova era com novas necessidades e um relacionamento humano-divino que ainda está se desenvolvendo.

Entendendo a adoração na Bíblia

Então, novamente, como podemos saber se nossas práticas de adoração hoje são legítimas? Como sabemos que Deus os aceita e comunga conosco neles? Não tenho certeza se podemos superar a prescrição de maneiras de Jesus: que Deus procura pessoas que O adorem em espírito e em verdade . Esta prescrição não nos dá um mapa com lugares corretos para adoração, ou um calendário litúrgico de coisas corretas para dizer e horários para dizê-las. Não oferece sequer um modelo de atos legítimos a serem imitados. Em vez disso, como muitos de seus ensinamentos, ele invoca amplamente um chamado mais elevado e uma seriedade com que nos aproximamos de Deus e das coisas de Deus.

Este ensinamento deve dissipar a suposição ingênua de que só porque pretendemos adorar, Deus de alguma forma tem que aceitar isso de nós. Ele não tem. Mas quando amarrado a uma vida justa e enraizado nos paradigmas que funcionavam antes, o testemunho das Escrituras sugere que tudo o que oferecemos a Deus será aceito. Sem essas conexões específicas, eles não serão (Os 6:6, Mt 23:23).

Portanto, podem ser hinos, novas canções, dízimos, doações, incensos, orações, credos, votos, sacramentos, ordenanças ou quase qualquer outra coisa que espere promover o relacionamento humano-divino. Tudo o que oferecemos a Deus será aceito ou rejeitado. E minha oração é que eles sejam aceitos quando oferecidos no caminho do amor, à luz do próprio sacrifício de Cristo (Ef 5:2). Caso contrário, estaremos apenas perdendo nosso tempo.

Se você ainda se pergunta, como eu, como podemos avaliar nossas próprias práticas em busca de evidências de que são aceitas por Deus, fique atento à parte II, onde consideraremos de perto o significado de adorar “em espírito e em verdade”.