Humildade-Vergonha: Uma Compreensão Positiva da Vergonha a partir da Cruz

O tema da vergonha tem recebido muita atenção do público nos últimos anos. Falamos sobre tipos de vergonha – vergonha do corpo, vergonha da saúde mental, vergonha do estilo de vida e muito mais – todos considerados ruins. Um dos mais famosos denunciantes da vergonha é Brené Brown, cujas TED Talks, entrevistas e publicações influenciaram muito nossa visão cultural da vergonha. Segundo Brown, vergonha é a sensação de que “não sou bom o suficiente ”. Ela também diz: “Vergonha é realmente facilmente entendida como o medo da desconexão: há algo em mim que, se outras pessoas souberem ou virem, não serei digno de conexão?” Essa conexão é ter um sentimento de amor e pertencimento. Aqueles que têm um forte senso de amor e pertencimento se sentem dignos, enquanto aqueles que não têm, muitas vezes sentem vergonha. Brown, portanto, descarta a vergonha como “letal”, “a fonte do comportamento destrutivo” e até a chama de “uma epidemia” na cultura de hoje.

Há verdade nas palavras de Brown. . . até um ponto. A vergonha é o sentimento de indignidade, de não se sentir bem o suficiente. Também pode ser entendido como se sentir marginalizado ou não aceito dentro de sua comunidade, ou como Brown diria, “desconexão”. No entanto, Brown não pode imaginar uma vergonha que tenha qualquer propósito construtivo e positivo, nem que possa existir ao lado de aceitação e conexão dentro de sua comunidade.

Em contraste, as Escrituras pintam um quadro diferente de vergonha. Sim, ainda é o sentimento de indignidade, mas distintamente para propósitos positivos e construtivos. Além disso, pode estar firmemente situada dentro de um relacionamento vibrante e amoroso com Deus e, por extensão, uma comunidade. Essa imagem alternativa de vergonha se origina na crucificação do próprio Jesus Cristo, conforme descrito pelo apóstolo Paulo em Filipenses 2:6–11. Além disso, em Filipenses 3:4-11, Paulo reflete sobre sua própria vida e aspira ao mesmo tipo de vergonha que Cristo experimentou na cruz. Essa vergonha está inextricavelmente ligada à virtude da humildade e a um relacionamento correto com Deus.

Então, vamos examinar as duas passagens com mais detalhes para ver como a vergonha é retratada de tal forma que Paulo aspiraria a ela.

Cristo assume a forma de um escravo em Filipenses 2:6–11

Nesta primeira passagem, famosamente conhecida como Hino de Cristo, Paulo descreve a encarnação, crucificação e exaltação de Cristo. Ele usa estrategicamente várias frases e termos culturalmente significativos que ressoam com o público filipiense. Nesta passagem, vemos o conceito de humildade emergindo do ato de Cristo na cruz:

O qual, sendo em forma de Deus, não considerou a igualdade com Deus como algo a ser explorado, mas esvaziou-se a si mesmo, assumindo a forma de escravo, nascendo à semelhança dos homens. E sendo encontrado em forma humana, ele se humilhou e tornou-se obediente até a morte – e morte de cruz. (Fp 2:6-8, NRSV)

Para os filipenses orientados para o grupo, as frases contrastantes “forma de Deus” e “forma de escravo” registram conotações de status social, reputação e dinâmicas de honra versus vergonha. 1 Paulo está afirmando que Jesus renunciou aos direitos e privilégios de seu status divino, trocando-o pelo status de escravo, um status que carregava muita vergonha. As duas frases sinônimas “nascer em semelhança humana” e “ser encontrado em forma humana” também chamam a atenção para a aparição de Jesus, também conhecido como seu status, agora como homem.

Este é o lugar onde o conceito de humildade cristã se originou: na crucificação de Cristo.

Paulo continua: “Ele se humilhou e tornou-se obediente até a morte — e morte de cruz”. A morte de Jesus foi por crucificação: a morte mais publicamente humilhante e vergonhosa de um escravo ou criminoso comum. Vale a pena notar que o verbo grego do qual obtemos “ele se humilhou” é tapeinō , que significa “fazer alguém perder status” ou “humilhar”. Mas o que é ainda mais chocante? A humilhação de Cristo não foi infligida a ele. O pronome reflexivo “ele mesmo” chama a atenção para a realidade de que ele fez isso para si mesmo livre e voluntariamente. Isso não aconteceu com Cristo por acidente, mas por seu próprio desígnio .

Para o público filipense, a descrição de Paulo das mudanças de status de Cristo e da auto-humilhação pode ser tanto chocante quanto estranhamente reconfortante para suas sensibilidades culturais. Por um lado, o ato de Cristo de abrir mão de seu status divino por um status de escravo pareceria ilógico, vergonhoso e tolo. Por outro, as ações de Cristo teriam ressoado com os marginalizados, aqueles à margem da ekklesia filipina . Não estranho à experiência da vergonha, esse público se identificaria com Cristo aqui, sentindo algum senso de solidariedade com ele.

Na segunda metade do Hino de Cristo, o versículo 9 começa com uma mudança no sujeito gramatical da frase: Deus: “Por isso também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus todo joelho se dobre, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai” (Fp 2:9-11, NRSV).

Aqui, Deus avalia as ações vergonhosas de Cristo na cruz e, surpreendentemente, as declara não apenas aceitáveis, mas honrosas! Deus exalta Cristo por suas ações. É aqui que podemos lembrar o verbo em 2:8 que originalmente significava “humilhar”. Retrospectivamente, à luz do que aconteceu em 2:9-11, podemos agora entender que Deus reconheceu uma qualidade nobre e virtuosa nas ações cheias de vergonha de Cristo e, em vez disso, podemos traduzir o verbo “humilhar”. Este é o lugar onde o conceito de humildade cristã se originou: na crucificação de Cristo.

Honra por vergonha e humildade em Filipenses 3:4–11

Nesta segunda passagem, Paulo aplica sua compreensão das ações de Cristo na cruz à sua própria vida e relacionamento com Cristo, resultando na aspiração ao mesmo tipo de vergonha que Cristo experimentou. Paulo começa o capítulo 3 com algumas admoestações dramáticas sobre o comportamento e mal-entendidos dos filipenses, então em 3:4 passa para uma reflexão sobre seu próprio status dentro da comunidade. Em 3:5-6, ele considera seu próprio “currículo”, que traz prestígio e honra significativos. A linhagem familiar de Paulo é ilustre e suas realizações e privilégios são invejáveis:

. . . embora eu também tenha motivos para confiar na carne. Se alguém tem motivos para confiar na carne, mais eu tenho: circuncidado no oitavo dia, membro da raça de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu nascido de hebreus; quanto à lei, fariseu; quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça sob a lei, irrepreensível. (Fp 3:4-6, NRSV)

Mas então Paulo continua sua reflexão com a declaração surpreendente de que ele pensa que todos os seus privilégios são inúteis quando avaliados à luz de Cristo:

No entanto, quaisquer que sejam os ganhos que eu tive, esses eu passei a considerar como perda por causa de Cristo. Mais do que isso, considero tudo como perda por causa do valor superior de conhecer a Cristo Jesus, meu Senhor. Por causa dele perdi todas as coisas e as considero como lixo, para ganhar a Cristo e ser achado nele, não tendo justiça própria que vem da lei, mas a que vem por meio dele. fé em Cristo, a justiça de Deus baseada na fé. (Filipenses 3:7-9, NRSV)

As palavras de Paulo aqui lembram as palavras do Hino de Cristo, onde as ações de Cristo redefiniram os critérios de prestígio e aceitação diante de Deus. Em 3:8-9, Paulo insiste neste ponto de forma mais enfática. Não são mais apenas os privilégios que ele considera uma perda, mas agora tudo em sua vida é considerado uma perda. Por quê? Paulo deixa claro. Ele fez essa avaliação drástica de sua vida “por causa do valor supremo de conhecer a Cristo Jesus, meu Senhor ”.

Ao chamar Cristo de “meu Senhor”, Paulo deixou claro que ele está descrevendo não apenas o conhecimento cognitivo, mas também o conhecimento relacional. Ele está falando sobre ter um relacionamento pessoal com Cristo. Para os filipenses orientados para o grupo, ter um relacionamento pessoal com uma pessoa de alto status ou honra era altamente desejável, pois aumentava o próprio status. Colocando informalmente, quando você é amigo de alguém de grande honra, essa honra também passa para você! O resto de 3:8-9 reitera essas mesmas ideias. Paulo deixa claro que nada é mais valioso ou importante do que ter um relacionamento pessoal com Cristo.

Em 3,10-11, Paulo conclui essa avaliação de sua vida descrevendo o que esse “conhecer Cristo” pessoal implica, listando três coisas às quais ele aspira: “Quero conhecer Cristo e o poder de sua ressurreição e a partilha de sua sofrimentos, tornando-me semelhante a ele em sua morte, se de alguma forma eu puder alcançar a ressurreição dos mortos” (Fp 3:10-11, NRSV).

Primeiro: “o poder da sua ressurreição”. Com o hino de Cristo em mente novamente, esta menção da ressurreição de Cristo lembra a exaltação e honra que ele recebeu então. Assim, aqui o desejo de Paulo de conhecer o poder da ressurreição de Cristo implica um desejo de conhecer essa honra também.

Segundo: “participar de seus sofrimentos” faria com que os filipenses se lembrassem da crucificação, juntamente com o sentimento associado de vergonha e humilhação. Dada a proximidade dessas duas frases, o público sentiria simultaneamente o paradoxo da honra e da vergonha. A estreita conexão causal entre a humilhação de Cristo e a exaltação de Deus, conforme descrito no Hino de Cristo – onde a exaltação veio por causa da humilhação de Cristo – nos ajuda a entender esse versículo. Só se podia experimentar a ressurreição por causa dos sofrimentos (o que vem primeiro!), juntamente com a honra e a vergonha associadas a cada um. Não se pode experimentar um sem o outro.

As ações regularmente repetidas de considerar todas as coisas como uma perda para conhecer a Cristo – conhecer tanto sua honra quanto sua vergonha – são todas necessárias para se tornar “em Cristo”.

Terceiro: “tornar-se como ele em sua morte”. O relacionamento pessoal com Cristo está novamente em vista. Paulo aspirava ser mais como Cristo em sua morte. Considerando que a morte de Cristo foi um evento passado, o uso do tempo presente por Paulo nesta frase implica uma conformação presente e contínua em sua vida diária. As ações regularmente repetidas de considerar todas as coisas como uma perda para conhecer a Cristo – conhecer tanto sua honra quanto sua vergonha – são todas necessárias para se tornar “em Cristo”. 2

Uma ‘humildade-vergonha’?

O que aprendemos com essas duas passagens? Primeiro, Cristo experimentou voluntariamente a humilhação e a vergonha primeiro por meio de sua encarnação e depois por sua crucificação. Esses atos voluntários foram julgados honrosos aos olhos de Deus por causa dessa vontade. Conseqüentemente, a vergonha de Cristo é agora entendida como um ato de humildade. Segundo, Paulo refletiu sobre seus próprios privilégios e status dentro de sua própria comunidade e os reavaliou como inúteis quando comparados a Cristo. Em vez disso, ele aspirava passar por tipos semelhantes de sofrimento e vergonha como Cristo fez para alcançar o mesmo tipo de honra e, finalmente, conhecer a Cristo de uma maneira profundamente pessoal.

A compreensão de Brown da vergonha como totalmente destrutiva e incapaz de existir dentro de uma comunidade amorosa é totalmente diferente da vergonha que Cristo experimentou e Paulo desejou. A vergonha de Cristo pode ser construtiva e destinada a nos levar à humildade, e pode existir dentro de uma comunidade amorosa. Esse tipo de vergonha nos lembra que somos, na verdade, indignos diante de Deus: é somente por meio de sua bondade e graça que somos salvos. Essa postura de vergonha nos lembra de nossa dependência de Deus, e é disso que se trata a humildade. Humildade é dependência de Deus.

Paulo viu tal “humildade-vergonha” como um antídoto para os pecados de orgulho e arrogância para si mesmo e para os filipenses, e talvez seja para nós também. Essa “humildade-vergonha” caracterizou seu novo modo de vida. Assim como aspiramos viver “em Cristo” como Paulo fez, que possamos entender nossos sentimentos de vergonha diante de Deus como suas ferramentas de correção: necessárias, mas amorosas, lembrando-nos que a bondade que experimentamos vem somente de Deus, e não é de nosso próprio fazer.

Notas finais

1. Em culturas orientadas para grupos, a aparência externa de uma pessoa – como o rosto, roupas, comportamento ou forma – é uma metáfora culturalmente incorporada para descrever ou indicar o status, a reputação ou a posição de uma pessoa dentro de sua determinada comunidade.

2. Cf. Fp 1:21: “Para mim, o viver é Cristo, o morrer é lucro.”