Jesus, o filósofo

Não há dúvida de que em sua época as pessoas pensavam em Jesus como um filósofo, o tipo de professor que você encontrava em todo o Império Romano. Seus padrões de fala e o conteúdo de seu ensino foram a primeira pista. Ele usou uma linguagem vívida e figurativa, como parábolas, para permitir que as pessoas vissem o mundo de uma maneira diferente. Jesus, o filósofo, proclamou sua própria visão autoritativa sobre a natureza da verdadeira felicidade nas “Bem-aventuranças”, abordando um tópico importante da filosofia antiga. Ele descreveu o que significa ser uma pessoa íntegra e virtuosa (em grego, teleios, uma das palavras favoritas de Aristóteles) e contrastou fortemente os dois caminhos do “tolo” e da “pessoa sábia” (o phronimos, outro favorito grego) mostrando seus resultados variados de destruição e florescimento.

Jesus também agiu como um filósofo. Ele chamou um grupo de alunos para deixar seu antigo modo de vida para adotar sua visão. Ele também modelou para eles uma certa maneira de estar no mundo. Ele caminhou por toda parte convidando as pessoas a ingressarem em sua escola de viagens para que pudessem encontrar a vida verdadeira, tanto aqui como na era por vir. A tradição diz que a famosa escola filosófica de Aristóteles em Atenas era conhecida pelo nome de Peripatos por causa do hábito de Aristóteles de andar enquanto dava aulas. Jesus foi um extraordinário filósofo peripatético.

Ao mesmo tempo, Jesus afirmava ser (e seus discípulos o entendiam) mais do que um filósofo. Os Evangelhos e o resto do cristianismo primitivo proclamavam que ele era o herdeiro ungido da linhagem real davídica, um exorcista e curandeiro com poder inédito, o Filho de Deus encarnado. 

Também é apropriado chamar Jesus de profeta. Em todos os Evangelhos, vemos ações e palavras que ressoam intencionalmente com o povo hebreu e evocam as histórias bem conhecidas de profetas hebreus como Isaías, Jeremias, Elias e Eliseu. Esses profetas da história de Israel proclamaram a vontade de Deus com autoridade divina. Eles realizaram milagres como testemunho de seu chamado. Eles alertaram sobre o julgamento iminente e deram conforto, lembrando aos hebreus da natureza misericordiosa de Deus.

Essa combinação de filósofo e profeta pode ser vista mais claramente quando Jesus raciocina com a liderança judaica de sua época. Seja com a liderança política em Jerusalém ou, mais comumente, com os professores profissionais da Torá, Jesus personificou esse papel combinado de profeta e filósofo. Ou, talvez melhor dito, ele apareceu em um diálogo com seus colegas professores judeus como um filósofo de sabor profético, não totalmente diferente de Sócrates, e com um resultado semelhante – aborrecimento, provação e morte forçada. Jesus foi um filósofo profético, um pensador judeu entre os pensadores judeus em um mundo judeu helenizado, profético em seu tom e filosófico em seu raciocínio.

Um lugar em que vemos isso em ação é perto do final do Evangelho de Mateus. Com o aumento da oposição, Jesus chega a Jerusalém para uma recepção muito mista. As multidões desordenadas dos pobres e dos curados de toda a Galiléia o acompanham até a capital com grande alarde, celebrando-o como o rei ungido que veio para trazer o reino de volta a Jerusalém (Mt 21: 8-9). Os Jerusalemitas não vêem dessa forma, especialmente os líderes político-religiosos estabelecidos (Mt 21: 10-16). Jesus não conquista nenhum deles causando um pequeno tumulto no recinto do Templo, virando mesas e cadeiras e fazendo pombos voar (Mt 21: 12-14).

Essas ações resultam em uma colisão direta com os principais sacerdotes e anciãos da cidade que o confrontam abertamente: “Com que autoridade você está fazendo essas coisas e quem lhe deu essa autoridade?” (Mt 21:23) Eles estão tentando desacreditá-lo, envergonhar esse forasteiro inculto com sotaque galileu, na esperança de reprimir essa cena caótica.

O que se segue é uma elaborada série de histórias que parecem a cena culminante de um roteiro. Ou, na linguagem do primeiro século, como um diálogo socrático. Em primeiro lugar, Jesus vira a mesa sobre seus oponentes (desta vez, metaforicamente), respondendo à sua pergunta direta com uma pergunta ainda mais pesada (Mt 21: 24-27). Ele pede que esclareçam se acham que o profeta João Batista foi enviado por Deus ou não. Isso é um obstáculo para eles, porque não eram fãs desse profeta do deserto, João, que tinha semelhanças com Jesus. No entanto, eles também sabem que ele era muito popular e considerado um mártir fiel. Como resultado, os oponentes de Jesus só podem responder que não sabem. Isso não está indo bem.

Então Jesus, o filósofo, parte para a ofensiva retórica. Ele novamente assume o papel de filósofo profético ao falar três parábolas de crescente complexidade e desafio (Mt 21: 28-22: 14). Torna-se claro que ele está lançando o desafio oratório com essas histórias e fábulas. Isso está soando cada vez mais como um simpósio grego sem o banquete – um discurso filosófico impressionante e persuasivo dirigido a seus oponentes.

Agora é a vez deles no bastão. Ele os envergonhou publicamente e os superou até agora. Não mais. Os líderes de Jerusalém agora tentam essa batalha de palavras. Eles usarão sua força: perspicácia teológica e bíblica. Por sua vez, vários subconjuntos da liderança fazem a Jesus três perguntas teológicas – sobre pagamento de impostos e lealdade a Deus, sobre a era da ressurreição e sobre a avaliação adequada dos mandamentos da Torá (22: 15-40). Em todos os casos, Jesus não apenas responde com precisão, mas com sagacidade memorável. Ele é rápido e espirituoso, um professor de sabedoria digno do título de “filósofo”.

A história poderia terminar aí com Jesus, o profeta filósofo, pelo menos se segurando. Mas o vencedor indiscutível dessa disputa retórica pública está prestes a se tornar totalmente claro. Jesus não se limita a responder com sucesso às perguntas deles. Ele conclui seu encontro fazendo sua própria pergunta (Mt 21: 42-45) – O que está acontecendo no Salmo 110 quando Davi chama seu descendente real de “Senhor”? Como pode Davi ser o ancestral do Messias, mas também submisso a ele, uma pessoa que existe em um relacionamento especial com o Senhor Deus? O fato de os seus adversários não lhe poderem responder de forma alguma e “ninguém se atrever a fazer-lhe mais perguntas” (Mt 22,46) revela quem venceu.

Os leitores judeus antigos ou modernos podem objetar, dizendo que esta cena não é totalmente representativa de todo o pensamento e prática judaica. Justo. Seria errado presumir que Mateus era anti-semita; ele não está tentando descrever todos os judeus do primeiro século, mas apenas segmentos na liderança que se opuseram a Jesus. Porém, podemos certamente dizer que Mateus, um representante autorizado do Cristianismo primitivo, está apresentando Jesus de maneira poderosa de uma forma que combina o melhor da capacidade retórica filosófica greco-romana, tradição da sabedoria judaica e interpretação do raciocínio profético da Torá.

Jonathan T. Pennington (PhD em Estudos do Novo Testamento pela University of St. Andrews, Escócia) é Professor Associado de Interpretação do Novo Testamento e Diretor de Pesquisa de Estudos de Doutorado no Southern Baptist Theological Seminary em Louisville, Kentucky (EUA). Ele é o autor de The Sermon on the Mount and Human Flourishing, Heaven and Earth in the Gospel of Matthew, and Reading the Gospels Wisely. Ele faz parte da equipe de pregação da Sojourn East em Louisville, Kentucky, e também é o apresentador e co-produtor do programa do YouTube, Cars, Coffee, Theology.