Respondendo à guerra, à violência e ao mal com os salmos imprecatórios

A recente invasão da Ucrânia por ordem do presidente da Rússia, Vladimir Putin, confrontou o mundo com imagens comoventes de violência, morte e devastação. O bombardeio de uma maternidade em Mariupol, a execução de civis com as mãos amarradas nas costas nas ruas de Bucha, imagens de drones de um casal morto a tiros na frente de seu filho de cinco anos em um bloqueio de estrada na Rússia e inúmeras outras as atrocidades despertam sentimentos de horror, raiva e desamparo. Como pode uma pessoa, neste caso Vladimir Putin, ter tanto poder descontrolado e suas vítimas tão pouco?

O poder neste mundo é muitas vezes inexplicável, impondo os caprichos dos poderosos sem ninguém à mão para libertar os indefesos. 

Seja a agressão de invasores estrangeiros como Putin de hoje ou a opressão desenfreada pelas próprias elites ricas de uma terra, o poder desequilibrado era uma característica comum da vida no mundo antigo. Devido a essa realidade, o livro hebraico de louvores, o Livro dos Salmos, inclui hinos de imprecação, ou maldição. Os leitores de hoje muitas vezes ignoram os salmos imprecatórios. Gritos de condenação parecem, para muitos leitores modernos, fora de harmonia para um livro de louvores. Mas os salmos de imprecação são, na verdade, uma faceta importante do modelo hebraico de louvor.

Acontecimentos atuais, incluindo um poderoso tirano exercendo uma violência virtualmente descontrolada, dão contexto para redescobrir o lugar da imprecação no louvor bíblico.

Hinodia Hebraica

O modelo hebraico de louvor funciona de maneira diferente das práticas típicas de adoração no Ocidente moderno. As igrejas americanas, por exemplo, costumam praticar um modelo declarativo de louvor. Eles cantam canções que declaram a bondade e as glórias de Deus. Essas canções são como uma variedade de sobremesas que convidam os cantores a saborear tudo o que há de delicioso em Deus.

Os salmos também incluem muitos louvores declarativos, mas o hinário hebraico também inclui outros tipos de cânticos, como salmos de lamento e salmos de maldição. Esses outros tipos de elogios são mais como remédios do que como sobremesa. Eles são dados para tratar o coração que está lutando, para restaurar a alma dolorida ao louvor.

Os salmos hebraicos encontram as pessoas onde elas estão – em suas tristezas, dúvidas e sofrimentos, bem como em suas alegrias – para mover até o coração mais abatido em direção ao louvor.

Imprecações são um dos tipos de salmo menos comuns no saltério. Os Salmos 69, 109 e 137 estão entre os exemplos mais claros, embora haja elementos de maldição em todo o saltério. Imprecação não era um grampo freqüente de hinodia hebraica. Mas foi uma faceta crucial de elogio para aqueles que sofrem sob o calcanhar do poder descontrolado sem recurso à vista.

Julgamento e Descanso

Para entender a importância da imprecação, devemos primeiro apreciar o lugar do julgamento na visão bíblica do descanso. O dilúvio de Noé oferece uma imagem impressionante dessa moeda de dois lados de julgamento e descanso.

Gênesis apresenta Noé com este comentário sobre seu nome: “Lameque . . . gerou um filho e chamou seu nome Noé (hebr., noach ), dizendo: ‘ . . . Este nos trará descanso (hebr., nacham ). . .’” (Gn 5:28-29, at). A história do julgamento do dilúvio é apresentada como uma história sobre descanso. Em um mundo onde “o mal da humanidade era grande” e “toda a intenção dos pensamentos do coração era apenas má o tempo todo” (Gn 6:5, at), o descanso não era possível até que o mal fosse julgado.

É verdade que a maneira mais importante de remover o mal do mundo é através do arrependimento dos malfeitores. A fé bíblica defende a graça de Deus e a promessa de paz por meio da expiação. Visto que muitos se recusam a se arrepender, no entanto, a promessa de paz de Deus é finalmente apoiada por seu julgamento.

Os salmos de imprecação convidam o povo de Deus a agarrar-se à certeza do julgamento, dando-lhes os próprios veredictos do céu para recitar. Os veredictos de Deus podem não ser administrados ainda, mas permitir que o sofredor ouça e invoque os veredictos do céu agora, em meio à sua angústia, com a confiança de que essas são maldições de Deus e não suas próprias, libera até mesmo o coração perturbado para louvar.

Salmo 109

Considere um dos salmos de imprecação mais ousados, o Salmo 109. Ele começa com as seguintes palavras de sofrimento:

Não te cales, ó Deus do meu louvor!

Pois bocas perversas e enganosas se abriram contra mim,

falandi contra mim com línguas mentirosas.

Eles me cercam com palavras de ódio

e me atacam sem motivo… (ESV)

Essas linhas dão palavras a quem está envolvido pela injustiça. As linhas posteriores do salmo limitarão o foco a um opressor específico. Mas a linguagem de muitas bocas e o cerco na abertura do salmo capturam o poder esmagador dessa opressão. O sofredor fica impotente diante das ondas de ódio de todos os lados.

Rapidamente, então, o salmo se transforma em maldições. Oferece palavras sóbrias de condenação para orar sobre aqueles que causam essa injustiça:

Designe um homem mau contra ele,

deixe um acusador ficar à sua direita.

Quando for julgado, saia culpado. . .

Que seus dias sejam poucos. . .

Que não haja quem lhe dê bondade,

nem quem tenha pena de seus filhos órfãos! . . .

Pois ele não se lembrava de mostrar bondade. . .

Ele adorava amaldiçoar; que as maldições venham sobre ele!

Essas são palavras poderosas. Elas estão cheias de emoções iguais ao ódio intenso do opressor. Mas são declarações de julgamento justo; o salmo não responde mal com mal. O salmo oferece ao sofredor pistas para canalizar sua dor em apelos por justiça, em vez de deixar aqueles que sofrem injustamente para reprimir sua dor ou responder na mesma moeda.

Nem todos os salmos imprecatórios incluem tais referências explícitas ao tribunal, mas o Salmo 109 ilustra o caráter judicial das maldições do saltério. Observe como as maldições no Salmo 109 esperam que os ímpios sejam julgados diante de Deus com um poderoso promotor (“um acusador”) ao seu lado para expor seus males. Então, em linhas de justiça poética, os mesmos horrores que o maligno tem infligido a outros agora são visitados contra eles pela devida administração da corte de Deus.

Mais uma vez, a redenção é a maneira mais célebre de um malfeitor corrigir os horrores de tal violência. A humilhação de Nabucodonosor, o rei que devastou o templo e as famílias de Israel, é um excelente exemplo do arrependimento de um tirano (Dan. 4:1–37). Há muitos salmos que celebram a beleza do perdão. Mas a promessa bíblica de descanso é, em última análise, apoiada pela certeza do julgamento, indicando também a necessidade de salmos de imprecação.

Maldições Reais

Além disso, o poder autoritário dos salmos imprecatórios depende de seu caráter real. É duvidoso que os indivíduos amaldiçoem os outros em seu próprio nome. Mas o Livro dos Salmos contém os salmos de Davi, o rei divinamente ungido de Israel. São maldições do trono que Deus concedeu autoridade para julgar. Nem todos os salmos foram escritos pelo próprio Davi, mas todos foram compostos sob a autoridade de seu trono divinamente ungido. Isso é o que torna os salmos de imprecação autorizados e apropriados para o uso de Israel.

No Novo Testamento, o apóstolo Paulo aponta a razão pela qual o povo de Deus deve se abster de vingança contra os malfeitores. Citando Deuteronômio, Paulo escreveu: “Amados, nunca vos vingueis, mas deixai para a ira de Deus, porque está escrito: ‘Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor’” (Rm 12:19; citando Dt. 32:35).

A razão pela qual o povo de Deus não deve se vingar pessoalmente é que eles esperam que Deus administre a devida vingança. Deus delegou essa obra de justiça aos tribunais humanos (Rm 13:1-5) e, finalmente, ao Messias (Jo 5:27). Quando a justiça humana falha em defender os oprimidos, salmos de imprecação dão acesso ao julgamento do rei ungido (o Messias) e sua corte. Desta forma, o povo de Deus se abstém da vingança, mas não da devida expectativa de justiça. E essa expectativa de justiça é uma faceta importante no modelo hebraico de louvor facilitado pelos salmos imprecatórios.

A Importância da Imprecação

Salmos de imprecação são uma nota menor no coro geral de louvores no saltério, mas oferecem um certo tipo de remédio que restaura o louvor aos corações oprimidos por opressores descontrolados.

Ainda hoje, podemos nos beneficiar lendo e cantando. Há muitas circunstâncias em que o mal reina sem controle neste mundo. O descanso só vem quando esse mal é removido, idealmente através do arrependimento, mas finalmente através do julgamento. De fato, qualquer judeu ou cristão que anseie pela vinda/retorno do Messias está participando dessa esperança de julgamento e do descanso que ela traz.

Até que a justiça do céu termine, os salmos imprecatórios permitem que os impotentes retomem o poder hoje. Eles dão aos fracos acesso imediato aos veredictos do céu para pronunciar com seus próprios lábios quando nenhuma outra fonte de justiça o fará.