A Torá pode guiar sua busca por uma igreja saudável

“Parece quando meus pais anunciaram que estavam se divorciando depois que eu me formei no ensino médio. Eu me perguntava quanto da minha vida tinha sido construída sobre uma mentira.” A declaração do meu amigo me fez parar no meio do passo. Estávamos falando de igreja. Especificamente, nossa frustração com a Igreja evangélica branca americana (IEB) nos últimos 18 meses.

Meu amigo estava certo. Ver a igreja abdicar de seu mandato de amar a Deus e amar os outros parecia que meus pais estavam se separando. Até onde eu conseguia me lembrar, minha igreja local tinha sido a noiva representativa de Jesus; era ela quem cozinhava as refeições e dava as festas. Ela estabeleceu regras para manter bons limites e ajudar as pessoas a se manterem seguras. Ela era legal, embora um pouco tensa. 

Mas nos últimos 6 anos eu mal a reconheci. O acerto de contas começou com o #churchtoo e novas revelações de abuso na igreja, ganhou velocidade com parcerias políticas cegas, rugiu em uma pandemia mortal e foi um desastre total diante do assassinato de George Floyd em nosso estado natal de Minnesota. Meu amigo e eu assistimos a IEB travar uma luta desesperada para manter o status quo, instintivamente se dobrando para se proteger. Ela tinha medo de perder sua cultura, sua comunidade, seus ritmos e (Deus nos perdoe) suas unidades de doação.

Especialmente porque muitos jovens continuam saindo ou dando um tempo da igreja, com inúmeras desconstruções de sua fé, podemos voltar à velha questão: Qual é o propósito da igreja? Por que devemos continuar assistindo, e por que devemos contribuir para um sistema que está minando Aquele que afirma representar?

Compreendendo a Igreja à Luz do Antigo Israel

O retrato bíblico da igreja primitiva não é encorajador. A igreja era uma grande bagunça em 33 d.C. Era uma miscelânea de judeus convertidos e novos crentes que antes eram fãs das deusas gregas. Jogue-os juntos com seus valores culturais extremamente diferentes, espalhe o Espírito Santo, coloque-os em uma casinha pequenininha e voilá – essa é a igreja. 

O retrato bíblico da igreja primitiva não é encorajador. A igreja era uma bagunça quente em 33 dC.

Algumas coisas no primeiro século eram as mesmas de hoje: brigas e reclamações sobre a forma como aquele cara tratava aquela garota; costumes violados e sentimentos feridos; refeições compartilhadas, cuidado mútuo, hinos, orações; belos milagres e pessoas dormindo durante os sermões. 

Em minha investigação sobre como a igreja deveria ser, descobri que a nova aliança se baseia nos princípios que Deus estabeleceu com o antigo Israel. E felizmente, esses princípios podem nos guiar em nossa busca por uma reunião local de crentes.

Em 1 Pedro 2:4–10, usando um linha de referência da antiga aliança, Pedro ensinou a igreja nascente sobre seu mandato comunitário, lembrando-os do sistema do templo que muitos conheciam bem. Pedro interpretou o Antigo Testamento como o profissional que era, fazendo referências à construção do templo, ao sistema de sacrifício e à identidade que Deus colocou em Israel no Êxodo. 

Esta seção inteira em 1 Pedro, este chamado para lembrar, não foi escrita para que a igreja pudesse girar para algo novo, mas para que eles construíssem sobre o antigo. Pedro apelou para os valores subjacentes da antiga aliança de adoração a YHWH. Os mesmos princípios que sustentam a adoração da nação de Israel são os princípios que formam a base para a adoração na nova aliança. Deus não havia mudado. Pedro está ajudando seus leitores a ver que a mesma missão que Deus deu a Israel ainda se aplica; apenas parece diferente.

Pedro começou com uma imagem da comunidade se aproximando do Senhor. A imagem de Jesus como a “Pedra Viva” baseia-se nos Salmos da Ascensão ou nas reuniões de pessoas para um banquete enquanto caminhavam juntas em direção ao templo (Isaías 28:16, 8:14; Salmo 118:22). É apropriado, porque nas Escrituras Hebraicas (Antigo Testamento) o Senhor estava presente no templo. 

Mas então Pedro dá um salto radical (um que Paulo também dá, em Efésios 2:19-22): “Vocês também, como pedras vivas, estão sendo edificados em casa espiritual” (1 Pedro 2:5a). No idioma original, esse “você” seria lido como “vocês”. As pedras estão vivas, e as pedras são as pessoas da igreja. Assim como o templo mantinha a presença de Deus, o povo de Deus abriga o Espírito. 

Desenvolvendo ainda mais a imagem do templo, Pedro faz referência ao sacerdócio e ao sistema sacrificial. As pessoas que se aproximam de Cristo devem ser um sacerdócio santo. A principal tarefa dos sacerdotes (2 Crônicas 17:7–9, Esdras 7:10, Neemias 8:1–9) era conhecer a palavra de Deus, estudando-a diariamente. Ler e ensinar a Torá deveria ser uma marca registrada de suas posições (Malaquias 2:7). Além disso, eles deveriam instruir a comunidade sobre os sacrifícios apropriados oferecidos ao Senhor (Malaquias 1:6–14). 

Ao lado das ofertas levíticas, como sacrifícios de animais e grãos, estão aquelas ofertas que sempre foram a base da adoração: um espírito quebrantado, um coração quebrantado e contrito (Salmo 51:16,17), agir com justiça, amar a misericórdia e andar humildemente (Salmo 51:16,17), agir com justiça, amar a misericórdia e andar humildemente (Salmo Miquéias 6:6–8; Amós 5:21–25). Esses mesmos princípios estavam sempre presentes no ministério, nos ensinamentos e nas parábolas de Jesus. Pedro também enfatiza que esses sacrifícios devem ser feitos por meio de Jesus Cristo, o grande Sumo Sacerdote que ainda intercede por nós no tabernáculo celestial (ver também Hebreus 8:1–2). Todos esses sacrifícios devem ser realizados dentro de uma comunidade, em nossos relacionamentos e vidas diárias.

No meio das instruções de construção, Pedro insere ensinamentos sobre uma pedra angular, a pedra que é a segurança estrutural de uma edificação. Essas referências de Isaías e do Salmo 118 não são referências alegres e alegres de versículos da vida. Israel não deu atenção ao aviso de construir de acordo com Deus e suas instruções, então Deus foi embora. A igreja precisava fazer uma escolha melhor. Jesus (Deus) é a Pedra viva: construa segundo ele, ou arrisque-se a tropeçar nele. 

Então chegamos ao MAS. Extraindo de Êxodo e Oséias, Pedro lembra a identidade que Deus concedeu a Israel antes de serem levados do Egito, das trevas para a luz. Israel era possessão especial de Deus. Em seguida, Pedro extrai de Oséias 1:9, falando diretamente sobre como Israel se afastou de Deus, abdicando dessa identidade (para mais informações sobre como Israel abandonou Deus, veja Jeremias 7:21–29). Imagino que Oséias desejava ver seu povo voltar-se para Deus e mais uma vez seguir seus princípios. Não era pra ser. No entanto, Oséias recebeu a promessa de que um dia Israel seria novamente chamado de “filhos do Deus vivo” (Oséias 1:10). É uma lição de história concisa, que lembra o filho pródigo: Israel era possessão especial de Deus, Israel se afastou, um dia Israel estará de volta. 

Em uma bela reflexão, Pedro lembra à igreja que eles estão vivendo o cumprimento de Oséias 1:10. Pedro conta à igreja sobre seu chamado com um sincero “Mas vocês!”

Vocês, porém, são povo escolhido, reino de sacerdotes, nação santa, propriedade exclusiva de Deus. Assim, vocês podem mostrar às pessoas como é admirável aquele que os chamou das trevas para sua maravilhosa luz. “Antes vocês não tinham identidade como povo, agora são povo de Deus. Antes não haviam recebido misericórdia, agora receberam misericórdia de Deus.”

(1 Pedro 2:9-10)

 O mesmo chamado de Israel desde os dias de Moisés (Êxodo 6:6–8, 19:3–6) agora se aplica a qualquer um que se aproxime da Pedra viva. Pedro coloca todos os crentes na ampla narrativa bíblica. 

Na rigorosa exegese de Pedro, você pode descobrir o que a igreja é e o que a igreja deve fazer . Assim como Deus fez com Moisés e os israelitas, ele faz com sua igreja. Deus nos chama, nos dá uma identidade e então nos envia para dizer aos outros quem ele é. Sim, a natureza do relacionamento entre o homem e Deus mudou sob a nova aliança, mas Pedro diz que a igreja ainda funciona como um sacerdócio real, uma nação santa. É diferente, mas muito igual. 

Diretrizes bíblicas para encontrar uma igreja

Procurar uma comunidade eclesiástica saudável como Pedrp instrui é difícil. Gostaríamos de uma lista de verificação com cinco detalhes fáceis de identificar. Eles adoram no domingo? Verificar. Eles estão envolvidos com pelo menos três instituições de caridade? Verificar. Uma lista facilitaria a vida. Pedro não dá uma lista; ele aponta para princípios. E os princípios não fornecem detalhes. No entanto, a coisa adorável sobre os princípios é que eles não têm vínculos exclusivos com denominação, país, cultura ou estilo.

A igreja deve se sentir como um grupo de pessoas, juntas, demonstrando a presença de um Deus santo e amoroso. Quando isso acontece, é realmente milagroso.

A igreja deve se sentir como um grupo de pessoas, juntas, demonstrando a presença de um Deus santo e amoroso. Quando isso acontece, é realmente milagroso. Eu me pergunto se Pedro se lembrou do grupo de doze discípulos radicalmente diferentes. Juntos em uma sala eles teriam muito o que discordar, mas juntos com Jesus? É aí que o extraordinário acontece. A igreja é unificada por seu Salvador ressuscitado (uma pedra angular viva), não por uniformidade ou política compartilhada. Pedro diz que uma igreja saudável compreende indivíduos, pedras vivas, que abrigam individual e coletivamente o Espírito Santo.

A reputação de uma igreja revela muito sobre seus valores unificadores. Pelo que eles são conhecidos? Jesus diz que a resposta deve ser amor (João 13:35). Há semelhança marcante (etnia, nível de renda, persuasão política, gênero) em sua liderança e filiação? Se sim, isso pode ser um indicador de que o edifício é mantido unido por um valor social compartilhado, não por um valor bíblico compartilhado. 

Como as pedras vivas individuais são chamadas para serem sacerdotes, uma igreja saudável oferece muitas oportunidades para sua congregação aprender e estudar juntos. Eles valorizam professores e líderes com sabedoria (Salmo 1; 19:7; 119) e são eles próprios aprendizes ao longo da vida. O amor de um congregante ou líder pelo aprendizado não é visto apenas em graus. Meu irmão com doutorado lhe dirá que a pessoa mais biblicamente alfabetizada que ele conhecia era nossa avó sem diploma bíblico. Procure congregações com uma compreensão de princípios da Bíblia que vem de viver, aprender e amar o Antigo e o Novo Testamento. 

Uma comunidade da igreja pode seguir todas as maneiras culturalmente aceitáveis ​​de adorar, louvar e oferecer sacramentos, mas é necessário olhar mais fundo. Os profetas apontaram que é possível obedecer aos requisitos do sistema sacrificial, mas ainda ser inaceitável para Deus (Amós 5:21–24; Isaías 1:12–17). Por mais contra-intuitivo que seja, o traço de caráter de alegria (como evidência da presença do Espírito Santo) é uma grande métrica para identificar uma igreja que está entristecida pelo pecado, resoluta em agir em favor dos outros e humildemente consciente do dom da graça . Esta é a alegria que vem de vidas restauradas, que riem com as crianças e são deliberadamente generosas em suas atitudes em relação umas às outras. A alegria é muito difícil de fingir e está diretamente em desacordo com o orgulho. Uma igreja com uma risada contagiante provavelmente desenvolveu o coração por trás dos sacrifícios que Deus deseja. 

De volta à minha pergunta original: Por que devemos continuar atendendo e contribuindo para um sistema que está minando Aquele que eles alegavam representar?

Acho que a resposta é: não precisamos frequentar essas igrejas. É claro que nenhuma igreja é perfeita, mas os cristãos devem aprender a discernir quando sua congregação está exibindo um padrão sistêmico que mina o propósito bíblico para a igreja. Eles precisam encontrar e ajudar a formar uma comunidade de crentes onde eles se encontrem ativamente para amar a Deus, amar as pessoas e fazer discípulos (Mateus 28:18-20). Se houver buracos em qualquer uma dessas partes do barco, é hora de reconstruir ou resgatar. Porque isso não é uma igreja. Quer saibam ou não, esse é um clube comunitário movido por valores culturais. 

Talvez isso pareça um pouco duro. Acredito que as referências de Pedro à pedra fundamental também foram duras para os leitores iniciais. Os leitores judeus teriam sentido a severa advertência, como se Isaías estivesse na sala. Não é pouca coisa levar seu nome. Uma igreja em funcionamento é construída sobre a pedra angular viva de Jesus. Suas crenças, julgamentos e decisões precisam estar alinhados com os valores e princípios de Deus, ou eles tropeçarão. 

Algumas igrejas são edificadas sobre o fundamento de Cristo. Ele é a pedra fundamental que sustenta todo o edifício. E algumas igrejas são construídas sem alicerces, mas as paredes são decoradas com imagens de Cristo. Ele parece ser o alicerce, mas é simplesmente uma decoração cuidadosamente pregada nas paredes. Ambas as igrejas podem parecer iguais – até que um vento forte sopre. Ou até que Deus permita um acerto de contas. 

Entendo. Igreja é difícil. As pessoas são ainda mais difíceis. Já vi pessoas se afastarem de uma igreja por causa de escolhas de estilo ou frustrações mesquinhas. Pastores que lideram com humildade sofrem tremendas pressões, vendo seus paroquianos clamando por pastores carismáticos, podcasts e programas chamativos. Esse não é a IEB ampla de que falo. 

Estou falando da IEB que pratica o favoritismo, ensina a partir da cultura popular e se recusa a ajudar e proteger os vulneráveis ​​ou a repudiar o racismo – essas são as igrejas que meus vizinhos veem na mídia e conhecem pelos seus frutos. Estes são os que fazem meus amigos olharem para mim com olhos cautelosos, com medo de que parte da defensiva alimentada pelo poder tenha entrado em meu coração. 

Mas Pedro não termina com o aviso de Isaías. Ele termina no cumprimento da promessa de Deus a Oséias. Uma promessa para nós também.

Somos nós que recebemos misericórdia. Somos propriedade especial de Deus. E este é o nosso chamado. Por mais que seja bom para os introvertidos entre nós (minha mão levantada) fazer isso sozinhos com nossas Bíblias e uma xícara de chá, é uma atividade individual e em grupo. Deus escolhe fazer isso em indivíduos e entre grupos para sua glória. Todas as coisas que buscamos em uma comunidade são também coisas que devemos cultivar em nós mesmos. 

Procure congregações com uma compreensão de princípios da Bíblia que vem de viver, aprender e amar o Antigo e o Novo Testamento. 

O propósito da igreja flui de sua identidade em Cristo. Não estamos inventando elogios para declarar; estamos louvando aquele que nos salvou da escuridão. Fazemos justiça, misericórdia e retidão porque somos construídos sobre o autor de justiça, misericórdia e retidão perfeitamente posicionado. Como pequenos templos com o Espírito Santo vivendo em nós, nos movemos em nossas igrejas e comunidades, e temos o privilégio de decretar os valores do reino exibidos tanto na Torá quanto em Jesus. 

Minha nova oração se tornou: Mostre-me uma igreja que eu possa frequentar, uma construída sobre a Pedra viva e que me permita contribuir.

Minha busca pelo tipo de igreja que posso frequentar está no meio do processo, ainda não desenvolvida, mas começando a tomar forma. Eu posso ver contornos, tons escuros e tons claros. Estou olhando para uma fotografia em desenvolvimento, observando o espaço negativo, imaginando se algo vai aparecer. Os princípios, valores e propósitos da igreja estão aparecendo lentamente no quadro.

Recentemente, molhei os pés em uma denominação litúrgica com um padre que ri e onde as crianças são interrupções bem-vindas. Outras vezes, senti o amor de Jesus em uma igreja evangélica quando minha família estava em crise. Ambas as congregações têm pedras vivas que individual e coletivamente são firmes em sua identidade como filhos do Deus vivo. Juntos, eles exalam unidade, sabedoria e alegria.

Está lá fora. Aposto que é pequeno, o pregador não é grande em carisma e o tapete está gasto. Ou talvez seja simplesmente um grupo de crentes que oram juntos em uma tarde de sábado. Não tenho certeza de como os detalhes ficarão. Minha busca nas Escrituras, porém, me deu esperança de que Deus fez seu povo crescer junto em comunidade. E se Deus assim o ordenar, eu seria louco de ir embora. 

Assim como Deus foi com Israel, creio que ele é muito paciente com a igreja. Também sei que Deus não será zombado, e a exposição da igreja nos últimos seis anos tem sido parte de seu plano para proporcionar uma oportunidade de arrependimento. A posição como representante de Deus é uma que devemos manter com santo temor e responsabilidade. 

Imagem criada por Rubner Durais

Tradução: Igor Sabino