#Abençoado: O que é uma bênção nas Escrituras?

O que é uma benção? Na cultura ocidental, o uso coloquial da palavra abençoar – “Eu me sinto abençoado”, “Deus te abençoe”, “Que bênção!” – muitas vezes transforma um conceito sagrado em um chavão. Fazemos isso com outros conceitos essenciais, como “amor”, que muitas vezes está muito distante de um contexto genuinamente íntimo. A profundidade da intimidade descrita pela palavra amor é restaurada quando a palavra é usada com prudência e reservada para aqueles que mais a merecem. Da mesma forma, os contextos escriturísticos iniciais de bênção podem ajudar a informar o uso dessa frase, restaurando sua santidade e fortalecendo seu sentimento.

As bênçãos aparecem em várias formas e tamanhos nas Escrituras, ambos em seu conteúdo e no contexto relacional em que aparecem. Embora várias palavras possam ser associadas a bênção, a raiz BRK (ב.ר.כ.), abençoar, é a mais prevalente. As bênçãos são concedidas a partir de:  

  1. Deus para o homem
  2. Homem para Deus
  3. Homem para homem

Todas as três formas de bênção aparecem com frequência quase igual na Bíblia, com bênçãos do homem para Deus aparecendo com mais frequência em livros como Salmos e Provérbios. 

O que é uma bênção de acordo com os autores bíblicos? Que ato espiritual estamos realizando quando abençoamos outras pessoas? Vamos considerar a aparência de cada um dos três tipos de bênçãos na Bíblia para responder a essas perguntas importantes.

Bênçãos de Deus ao Homem

A primeira bênção de Deus ao homem aparece no primeiro capítulo de Gênesis (1:28):

“Deus os abençoou e disse-lhes: “Sejam férteis e cresçam, encham a terra e dominem-na”.

Deus abençoa (não ordena!) o homem e a mulher a procriar, transmitindo poderosamente que o que parece ser uma função padrão dos humanos e das criaturas é nada menos do que uma bondade concedida a eles por Deus. O primeiro filho de Adão e Eva é chamado de Caim, em hebraico Kayin, apresentado como um jogo de palavras com kaniti, que significa adquirir ou criar. “Ela concebeu e deu à luz a Caim, dizendo: “Obtive (kaniti) um menino com a ajuda do Senhor ”(Gênesis 4:1). O enunciado nominativo que acompanha o primeiro filho nascido no mundo reforça a ideia de que os filhos são um dom de Deus transmitido por canais humanos. 

Esta ideia é afirmada por uma infinidade de narrativas em que um filho nasce de uma mulher anteriormente estéril, implícito em frases como “Deus viu que Lia era odiada e abriu seu ventre” (Gênesis 29:31). Quando a estéril Raquel se aproxima de Jacó e exige filhos em um acesso de luta, ele responde asperamente: “Posso tomar o lugar de Deus, que lhe negou o fruto do ventre?” (Gn. 30:2) A fertilidade aparece repetidamente como uma bênção de Deus e não uma faceta da natureza.

Deus também concede bênçãos ao homem como recompensa pela obediência a Seus mandamentos. Por exemplo, Dt. 28 ilustra esta correlação: 

Agora, se obedeceres ao Senhor teu Deus, para guardares fielmente todos os seus mandamentos que hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te colocará acima de todas as nações da terra. Todas estas bênçãos virão sobre você e surtirão efeito, se você apenas der ouvidos à palavra do Senhor seu Deus”. (Dt. 28: 1-2)

Chuvas oportunas, produtos abundantes, saúde e sucesso contra os inimigos estão todos listados entre as bênçãos que Israel recebe em troca da lealdade aos mandamentos de Deus. Ex. 23: 20–33 e Lv. 26 expressam ideias semelhantes. O outro lado dessas bênçãos são as maldições, escritas com ainda mais detalhes do que as bênçãos, que sobrevêm àqueles que não aderem à aliança. O mundo antigo mais amplo via “bênçãos e maldições” como formas de magia inerentes à palavra falada. Em contraste, o conceito bíblico de bênção apresenta essas recompensas e punições como emanando somente de Deus. Todos os intermediários ou fontes externas, embora talvez poderosos e às vezes eficazes, são proibidos pela lei bíblica. Os israelitas não devem consultar fontes espirituais que confundem a supremacia de Deus aos olhos do homem.

Essas passagens de bênção/maldição levantam as questões atemporais da teodicéia. Os adeptos leais recebem todas essas bênçãos? Aqueles que sofrem implicitamente são pecadores? Esta questão merece seu próprio artigo, mas deve-se notar que a resposta oferecida pelo livro de Jó é bastante simples, embora suas ramificações teológicas não o sejam. Deus basicamente diz a Jó: Não tente entender o Meu mundo. O intelecto humano é muito limitado (Jó 39). A trajetória de vida de bênção, perda, sofrimento e bênção de Jó reforça a natureza não linear da providência de Deus, apesar do aparente impulso de seções de bênção e maldição, como Dt 28. Outros textos bíblicos apresentam um meio-termo entre as categorias absolutas de bênção e maldição em Deuteronômio e a descrição quase anárquica da providência de Deus por Jó. Na ausência de profecia, esse meio-termo frequentemente envolve um certo grau de perspectiva humana para interpretar os eventos como divinamente abençoados ou não. 

Bênçãos do homem para Deus

Louvar a Deus e a Seu mundo é uma forma de bênção, embora não pensemos frequentemente em louvor por meio desse prisma. Quando o salmista diz: “Deus seja bendito”, ele está louvando a Deus por Sua providência e, ao escrever a oração como um salmo, convida outros a fazer o mesmo. O recitador do salmo é encorajado a ver eventos relacionados em sua vida com a obra das mãos de Deus. Deus não é louvado para obter mais bênçãos, mas sim para agradecê-Lo pela bênção que já concedeu.

A Bíblia Hebraica sugere que as pessoas devem louvar a Deus independentemente de terem recebido algum presente imediato. Essa linguagem de gratidão deve ser encontrada na boca do crente, independentemente da realidade atual. Claro, essa é muitas vezes uma ética difícil de defender, especialmente quando se enfrenta tempos difíceis. 

Bênçãos de homem para homem

A bênção também pode ser encontrada na comunicação entre as pessoas. Às vezes, como parte de uma saudação, como na saudação de Boaz aos seus ceifeiros (Rute 2: 4): “O Senhor seja convosco!” E eles responderam: “O Senhor te abençoe!” Em Gênesis 47:7, Jacó e Faraó se encontram. A reunião começa e termina com uma bênção. Essas bênçãos são desejos ou orações para que Deus abençoe o outro, e não um esforço para transferir o poder humano um para o outro. Ao abençoar outra pessoa em nome de Deus, uma pessoa reconhece implicitamente os méritos de outra pessoa e que Deus geralmente abençoa outras como ela. Outro tipo de bênção mais dramático ilustra a mesma ideia.

O livro de Gênesis inclui várias cenas tensas em que um pai idoso abençoa seu filho. Isaque abençoa Jacó vestido de Esaú (Gn. 27), Jacó abençoa seus dois netos, Efraim e Manassés (Gn. 48), e Jacó abençoa seus filhos em seu leito de morte (Gn. 49). Cada cena reflete uma bênção transferida entre duas pessoas, mas a luta para receber as bênçãos e a importância atribuída à bênção do filho correto criou confusão em torno da natureza de tais bênçãos. Afinal, se essas são apenas expressões de desejos patriarcais, por que destruir famílias para elas? 

Esse tipo de bênção era na verdade uma prática comum no antigo Oriente Próximo. As bênçãos do leito de morte funcionavam como testamentos vinculantes. Portanto, embora o filho mais velho normalmente recebesse uma porção dobrada de riqueza ou terra, um pai poderia facilmente reverter isso proferindo uma ordem diferente e abençoando um filho mais novo com essa riqueza. Rebeca pressiona Isaque a roubar a bênção de Esaú para que ele se torne o herdeiro legal da riqueza espiritual e material de Isaque. Essas bênçãos contêm um elemento legal e, às vezes, também um elemento profético. 

Também significativo no contexto de bênçãos entre homens é a bênção sacerdotal em Num. 6: 22–27. Dentre as responsabilidades dos sacerdotes, eles abençoam a comunidade de Israel e os indivíduos:


O SENHOR falou a Moisés:Fala a Arão e seus filhos:
Assim abençoareis o povo de Israel. Diga a eles:
O SENHOR te abençoe e te proteja!
O SENHOR trate você com bondade e graça! ·
O SENHOR conceda Seu favor a você e lhe conceda paz!
Assim, eles ligarão o Meu nome ao povo de Israel e Eu os abençoarei.


Esta passagem apresenta os sacerdotes como um canal para a bênção de Deus. Cada uma das três partes é mais longa do que a anterior, refletindo a oração por um transbordamento divino contínuo. A passagem exata desse transbordamento depende da leitura da frase final “e eu os abençoarei”. Os sacerdotes abençoam o povo e Deus abençoa os sacerdotes ou os sacerdotes abençoam o povo e essa bênção vem essencialmente de Deus. A bênção sacerdotal se apresenta como uma combinação única de uma bênção de Deus e uma bênção de outro ser humano.

O que é uma bênção?

Alguns consideram as bênçãos da Bíblia uma transferência do poder da alma de uma fonte para outra. Segundo essa visão, quando Deus abençoa uma pessoa, Ele aumenta o poder da alma. O homem pode então promover sua própria riqueza e fertilidade usando esse poder expandido da alma. Nesta cosmovisão, bênção é um poder autorrealizável. Quando um homem abençoa outro, o poder da alma humana é transferido para outro.

Embora essa teologia possa ter seus atrativos, ela não é bem fundamentada na escrita bíblica, que faz pouco ou nenhum uso de tais termos espirituais. Quando os heróis bíblicos são dotados de “espírito” ou força sobre-humana – como os Juízes – o texto deixa claro que esses humanos agem como agentes de Deus e que ainda são extremamente limitados em sua capacidade de trazer salvação à nação.

As bênçãos da Bíblia sugerem uma relação íntima entre o abençoador e o abençoado. Uma bênção de Deus marca uma relação íntima entre Deus e o homem, servindo como prova de que ele se encontra no favor de Deus. Quando abençoo minhas filhas no jantar de sexta-feira à noite com a bênção sacerdotal – tradição judaica por muitos séculos – estou essencialmente imitando os sacerdotes e intencionalmente tentando trazer a abundância de Deus para a vida de meus filhos. Quando vejo meu novo emprego ou casamento amoroso como uma “bênção”, isso confirma minha orientação de fé: acredito que sem a ajuda de Deus, meus talentos e trabalho árduo não seriam suficientes para me trazer a este lugar. Essa é a crença que enfatizamos quando respondemos: “Graças a Deus”, quando alguém nos elogia por nossa nova casa ou pão primorosamente cozido. Isso não subestima nossos esforços, mas reconhece que muitos fazem esforços semelhantes que dão poucos frutos. O que nos permite combinar nossos esforços com sucesso é a graça da bênção de Deus.

O Dr. Yosefa (Fogel) Wruble possui doutorado em Bíblia pela Bar-Ilan University, Ramat-Gan, mestrado em Bíblia pela Bar-Ilan University e bacharelado em Literatura e Estudos Judaicos pela Yeshiva University. Ela é licenciada pelo Herzog College e dá muitas palestras sobre a Bíblia e a lei judaica.