Conhecer Jesus Significa Conhecer o Antigo Testamento – e Rejeitar o “Marcionismo Funcional”

Este ensaio aborda a falsa dicotomia na igreja de “Antigo Testamento vs. Novo Testamento” e as formas resultantes de Marcionismo.

O jovem se atrapalhou um pouco ao pegar a cadeira e puxá-la para seu acompanhante. Ele estava claramente nervoso. O garçom acendeu as velas enquanto o jovem pretendente se sentava em frente a ela. Sentando-se em sua cadeira, o sujeito disse à namorada como estava animado para jantar juntos, e ela corou. Então eles começaram a conversar. Mas aqui está o aspecto estranho desta pequena parábola com a qual meu ensaio começa.

Naquela noite, o sujeito fez muitas perguntas sobre o trabalho da jovem e seus hobbies, mas não demonstrou interesse por sua família ou infância. Na verdade, sempre que ela mencionava seus pais, ele rapidamente mudava de assunto. Ele disse que estava interessado nela pelo que ela é hoje. Ele não estava preocupado em saber sua história.

Como você aconselharia esta jovem? Eu diria a ela para largar o cara, e suspeito que você também faria.

Se o rapaz não está interessado na história de sua namorada ou na família dela, então ele não está realmente interessado nela como pessoa. Ele não está interessado em tudo o que o Senhor fez para torná-la quem ela é hoje. Os relacionamentos são construídos à medida que vidas são compartilhadas, e isso inclui família e história.

De alguma forma, muitos cristãos negligenciam esse princípio em seu relacionamento com Jesus. Muitos cristãos supõem que o Novo Testamento – que narra a vida de Jesus e os ensinamentos daqueles que viveram com ele – é suficiente para construir um relacionamento com ele. A formação do Antigo Testamento e a “história familiar” judaica podem ser ótimas para judeus e talvez para estudiosos da Bíblia. Mas, pensa-se, o Novo Testamento é tudo de que precisamos para conhecer Jesus. Isso é falso.

O próprio Jesus enfatizou a importância do Antigo Testamento para conhecê-lo (Lucas 24:27). Mas, infelizmente, a negligência do Antigo Testamento é comum entre os cristãos.

“Marcionismo Funcional” e a a História Inicial da Negligência do Antigo Testamento

A negligência do Antigo Testamento na igreja geralmente pode ser atribuída a mal-entendidos sobre Paulo. O apóstolo Paulo deu instruções firmes à igreja para não continuar os rituais da Lei do Antigo Testamento. Ele não permitiria que as igrejas exigissem ritos do Antigo Testamento, como a circuncisão ou as leis dietéticas. Ele até mesmo “se opôs [a Pedro] frontalmente” quando Pedro enviou sinais confusos sobre o assunto. Paulo proclamou: “O homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo” (Gálatas 2: 11-16). Infelizmente, essas instruções às vezes foram mal interpretadas.

Em particular, um dos primeiros leitores de Paulo entendeu mal essa angústia sobre as obras da lei. Ele pensava que Paulo havia renunciado totalmente ao Antigo Testamento! O nome desse homem era Marcion (85-160 d.C). Ele viveu uma geração depois de Paulo e nunca conheceu o apóstolo pessoalmente. Mas em seu zelo pelas epístolas de Paulo, Marcião rejeitou o Antigo Testamento. Por profissão, Marcião era armador no porto de Sinope, no Mar Negro. Mas ele é lembrado na história por desenvolver um cânon que carecia do Antigo Testamento.

Hoje, poucos que se dizem cristãos negariam abertamente o Antigo Testamento como Marcião o fez. O próprio Paulo escreveu que “toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa” (2 Timóteo 3:16). E com quase mil citações do Antigo Testamento no Novo, é difícil justificar a depreciação de Marcião. Mas, embora mantenhamos todos os 39 livros hebraicos da Bíblia junto com os 27 em grego, muitos cristãos hoje abordam a Bíblia como “marcionitas funcionais” – cristãos que estimam o Novo Testamento, mas, consciente ou inconscientemente, pensam menos no Antigo Testamento, resultando em sua negligência.

A Importância do Antigo Testamento para a Fé do Novo Testamento

Quando os cristãos entendem mal a relação entre os Testamentos, eles tendem a ler o Novo Testamento para sua teologia e se voltar para o Antigo principalmente para ilustrações e lições de moralidade. Negligenciar ou minimizar o Antigo Testamento dessa forma pode ser uma forma de Marcionismo. Se nos voltamos para Romanos para aprender sobre expiação e negligenciamos o estudo cuidadoso de Levítico; se lemos a vida de Abraão, Isaque e Jacó para mostrar que a poligamia causa problemas, mas prestamos pouca atenção às alianças que Deus estabeleceu com eles; e se lemos os Salmos como hinos judaicos que admiramos, mas não como hinos cristãos, confessamos: corremos o risco de ser marcionistas.

A perda de engajamento com o Antigo Testamento cria problemas mais profundos do que a mera falta de conhecimento. O marcionismo funcional traz muitos perigos. Por exemplo, o antissemitismo “cristão” muitas vezes foi alimentado por uma desvalorização do Antigo Testamento e negligência da ancestralidade hebraica da igreja. A política “evangélica” americana frequentemente escolhe versículos do Antigo Testamento para apoiar certos objetivos políticos (por exemplo, políticas sobre homossexualidade), enquanto permanece ignorante dos principais temas do Antigo Testamento (por exemplo, o chamado ao povo de Deus para mostrar hospitalidade a estrangeiros ou outras pessoas de fora).

Além disso, a perda da instrução quanto ao Antigo Testamento na verdade priva os cristãos da compreensão do Novo Testamento! Como assistir apenas ao episódio final de uma série, uma pessoa que apenas aprende o Novo Testamento perderá todas as alusões, referências e significados que os apóstolos esperam que seus leitores reconheçam com base no entendimento do Antigo Testamento. Negligenciar o Antigo Testamento é, na verdade, negligenciar o Novo Testamento.

Rejeitando o Marcionismo Funcional e Resgatando uma Fé da Bíblia Completa

A relação entre os Testamentos é frequentemente caracterizada como substituição ou obsolescência. É verdade que o Templo do Antigo Testamento e seus rituais foram interrompidos. As velhas práticas enquanto práticas agora estão “obsoletas” (Hebreus 8:13). Mas a cruz de Jesus não revogou a fé do Antigo Testamento. A cruz cumpriu – e assim sustentou – a fé do Antigo Testamento (Mateus 5: 17–18). E a igreja ainda precisa do Antigo Testamento para conhecer a Cristo e seu reino completamente.

Por exemplo, o livro de Hebreus declara: “A Lei traz apenas uma sombra dos benefícios que hão de vir, e não a realidade dos mesmos. Por isso ela nunca consegue, mediante os mesmos sacrifícios repetidos ano após ano, aperfeiçoar os que se aproximam para adorar… Pois é impossível que o sangue de touros e bodes tire pecados. Por isso, quando Cristo veio ao mundo, disse: ‘Aqui estou, no livro está escrito a meu respeito; vim para fazer a tua vontade, ó Deus’” (Hb 10.1-7).

Os sacrifícios do Velho Testamento nunca tiveram o objetivo de realizar expiação. Os sacrifícios de animais eram um meio para os crentes antigos participarem vicariamente no verdadeiro sacrifício que ainda estava por vir. Tudo o que foi escrito sobre os sacrifícios “no rolo do livro” foi escrito sobre Jesus, o verdadeiro sacrifício.

O que isso significa com relação ao valor do Antigo Testamento? Significa que “o rolo do livro” é extremamente valioso para nosso estudo da cruz. O Antigo Testamento contém a teologia detalhada do que Jesus veio fazer. Na verdade, Jesus estava pensando sobre as instruções no “rolo do livro” quando ele foi para a cruz. O Antigo Testamento foi seu guia. Se quisermos conhecer os pensamentos e o coração de Jesus, estudaremos os escritos que ocuparam sua mente e alma.

Por exemplo, o livro de Levítico descreve cinco categorias diferentes de ofertas: holocaustos (Levítico 1: 1-17), ofertas de grãos (2: 1-16), ofertas pacíficas (3: 1-17), ofertas pelo pecado (4: 1–5: 13), e ofertas pela culpa (5: 14–6: 7). Levítico também descreve o banquete diante de Deus que essas ofertas tornam possível (6: 8–7: 33). Assim, nos sete capítulos iniciais de Levítico, aprendemos como a expiação resolve as camadas complexas e multifacetadas da separação humana de Deus, restaurando a comunhão em sua casa. O detalhe está contido em Levítico. Portanto, quando consideramos o sacrifício de uma vez por todas de Jesus e desejamos aprofundar em seu significado, é importante incluir Levítico neste estudo.

Expiação não é a única doutrina que requer que o Antigo Testamento seja estudado junto com o Novo. Nosso entendimento de adoração, comunidade de crentes, retidão, família, graça, humanidade, pecado, vocação e todos os outros temas da fé cristã requerem “todo o conselho de Deus” (Atos 20:27). Se negligenciarmos o Antigo Testamento, ou limitarmos seu uso a histórias de moralidade, cairemos em um erro semelhante ao do antigo Marcião.

A Necessidade Permanente do Antigo Testamento

Uma maneira útil de pensar sobre a relação entre os Testamentos é imaginar um construtor que está criando algo novo. Primeiro, o construtor traça as plantas de seu projeto. Em segundo lugar, ele faz um protótipo, um modelo em pequena escala ou “prova de conceito” de seu projeto. Então, com as plantas prontas e o protótipo completo (com todas as lições aprendidas no decorrer do desenvolvimento do protótipo), a construção completa começa.

Neste quadro de palavras, os projetos são os primeiros cinco livros da Bíblia: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. O nome hebraico para esse conjunto de livros é “Torá”, que significa “Lei”. Esses cinco livros são chamados de “Lei” porque formam a “Constituição do Reino” para o povo de Deus. Suas histórias e mandamentos lançam uma visão do tipo de sociedade que Deus construirá por meio de sua graça redentora: uma comunidade marcada pelo amor a Deus e pelo amor ao próximo (Mt 22: 34-40).

O mundo inteiro precisa dessa graça, mas Deus se propôs a começar Seu reino com um protótipo. Nos primeiros capítulos de Gênesis, Deus chamou um certo homem (Abrão) para uma certa terra (Canaã). E Deus prometeu fazer um reino modelo da casa de Abrão naquele lugar, para que “em você todas as famílias da terra sejam abençoadas” (Gênesis 12: 3). O restante do Antigo Testamento descreve aquele projeto de “prova de conceito”, quando Deus construiu seu reino modelo em Israel.

O Novo Testamento apresenta o elemento final do projeto de construção. Os projetos (a Torá) estão em mãos. O modelo de “prova de conceito” (Antigo Testamento Israel) foi concluído. O testemunho desse modelo, com todas as lições aprendidas em sua construção, está preservado nos livros do Antigo Testamento. Com esses elementos no lugar, o Novo Testamento lança o projeto do reino do céu em grande escala para todo o mundo.

Quando Jesus veio, ele anunciou: “O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependa-se e creia no evangelho ”(Marcos 1:15). Jesus não veio para começar algo novo. Ele veio para cumprir o que havia sido prometido desde a antiguidade: as boas novas do Reino de Deus! Ignorar o Velho Testamento seria como jogar fora as plantas e o protótipo justamente quando mais podemos nos beneficiar deles, ao ingressarmos no projeto final agora em andamento. Os cristãos do Novo Testamento precisam do Antigo Testamento para promover uma fé plena e robusta em Cristo e em seu reino.

Infelizmente, o professor do segundo século, Marcião, ensinou o contrário. Marcião acreditava que o deus do Antigo Testamento era cruel e que ele era um ser diferente do Deus de Jesus. Interpretando mal a oposição de Paulo às obras da lei, Marcião reuniu discípulos para si mesmo e pregou seu estilo de fé “somente no Novo Testamento”.

Em um esforço para divulgar suas idéias, Marcião navegou de barco para Roma. Ele entregou uma oferta generosa de 200.000 sestércios aos líderes da igreja ali e buscou o apoio deles para sua mensagem. Os ministros ficaram preocupados com os erros de Marcião e procuraram corrigi-lo, mas ele recusou suas exortações. Eles devolveram os 200.000 sestércios de Marcião e advertiram publicamente a igreja contra seus ensinamentos. Devemos continuar a atender a esse aviso, hoje.

Os próprios apóstolos haviam dependido das Escrituras do Antigo Testamento, citando-as extensivamente em seus escritos do Novo Testamento. A igreja primitiva defendeu a importância do Antigo Testamento em oposição aos falsos mestres como Marcião. Hoje, se quisermos conhecer a Cristo e a plenitude do reino que ele está construindo, também nós nos apegaremos à unidade essencial do Antigo e do Novo Testamentos.

Michael LeFebvre, PhD (Aberdeen), é um ministro presbiteriano que mora em Indianápolis, Indiana, e membro do Center for Pastor Theologians. Suas pesquisas acadêmicas incluem estudos sobre a lei bíblica e do antigo Oriente Próximo, incluindo seu livro sobre as narrativas da lei do calendário do Pentateuco e sua relevância para a leitura de Gênesis 1: 1-2: 3: Michael LeFebvre, The Liturgy of Creation: Understanding Calendars in Contexto do Antigo Testamento.